O que comer quando a fome aperta



"Os alimentos que devem ser consumidos por quem tem fome a toda hora são legumes, cereais integrais, carnes magras, ovos e algumas frutas, como maçã, porque são alimentos ricos em fibras que, quando chegam ao estômago, formam uma espécie de gel e atrasam a digestão, fazendo com que a pessoa demore mais tempo a ter fome novamente.

Por que é importante mastigar bem?:

Alguns bons exemplos de alimentos para quem tem fome a toda hora são:
  1. Aveia: Promove a saciedade e pode ser consumida ao pequeno almoço ou nos lanches. A aveia pode ainda ser acrescentada ao iogurte.
  2. Pão integral com ovo: O ovo possui proteína, que exige uma digestão mais lenta, e o pão integral tira mais a fome que o pão branco. Pode ser consumido ao pequeno almoço e no lanche da tarde.
  3. Arroz integral com peito de peru grelhado e queijo branco: Delicioso e saciante, este cardápio serve para almoço ou jantar e, quando acompanhado de uma fatia de abacaxi, tira ainda mais a fome.
  4. Abóbora: Contém poucas calorias e muitas fibras. Pode ser consumida em pratos quentes e frios, assada ou cozida, em qualquer refeição.
  5. Banana: Rica em pectina, forra o estômago e promove a sensação de bem-estar. Ideal para lanches, mas não se pode exagerar, em média, cada uma possui 90 calorias.
  6. Limonada: Tira a vontade comer doces e engana a fome. Mas não deve ser adoçada com açúcar. Stevia é uma boa solução.

A fome é um mecanismo de defesa do corpo, mas que tem ligação directa com o sistema emocional e também tem regulação hormonal. Ansiedade, stress, depressão, tristeza, angústia e insatisfação são alguns dos sentimentos que nos podem fazer sentir fome a toda a hora."
Fonte: Tuasaúde