"As plantas sempre foram a base da nossa alimentação: principalmente os cereais, as batatas, as hortaliças, os vegetais e as frutas. O que muitas vezes desconhecemos é que além de nos nutrirem, estes alimentos exercem em nós um efeito terapêutico.
- Nas Sopas: Cenoura, Aipo e Bróculos ajudam a melhorar o funcionamento da visão e da pele, desintoxicam o organismo do ácido úrico e têm efeito anticancerígeno.
- Nas Saladas: Alho, Cebola, Tomate ou Alfaces melhoram respectivamente o sistema circulatório, imunitário, previnem contra vários tipos de cancro e relaxam o sistema nervoso.
- Condimentos: ervas aromáticas como a Salsa, os Oregãos e o Alecrim ou especiarias como a Pimenta Vermelha, o Gengibre ou o Açafrão-da-Índia, têm efeito anticancerígeno, anti-inflamatório e estimulante do sistema imunitário, protegendo-nos contra dores reumáticas, gripes e constipações.
- Bebidas: durante e após as refeições há inúmeras bebidas que nos beneficiam. O Vinho protege-nos as artérias, melhora a circulação e atrasa o envelhecimento; o Café é um estimulante cerebral que nos ajuda a prevenir contra doenças neurodegenerativas como o Parkinson ou o Alzheimer; na Cerveja temos o lúpulo que funciona como um anticancerígeno, um relaxante e um regulador hormonal nas mulheres.
- Fruta: de preferência 30 minuto antes das refeições. Podem ter um efeito anticancerígeno (Papaia, Ananás, Romã, Frutos do Bosque), um efeito depurador (Melancia e Banana), antioxidante (Cerejas, Morangos) ou regulador da digestão (Maçãs, Limão).
Resumindo, todos nós consumimos plantas medicinais ao longo do dia e durante toda a nossa vida, contribuindo assim, consciente ou inconscientemente, de uma forma determinante para a manutenção da nossa saúde.
Por esta razão, apesar de fazermos tanto mal ao nosso corpo com poucas horas de sono, muito stress, demasiada carne, gorduras saturadas, lacticínios, tabaco e pouco exercício físico, as plantas medicinais que ingerimos anulam alguns dos efeitos nefastos que poderíamos vir a sofrer com estes erros.
E se pensarmos um pouco, apesar de por vezes ficarmos doentes, na maior parte do tempo da nossa vida estamos saudáveis. Ou seja, o nosso corpo tem tendência para manter a nossa saúde, contando para isso também com a ajuda dos alimentos saudáveis que consumimos."
BELES, João (2011) Naturopatia a Natureza Cura a Natureza. MAHATMA