"Propriedades: O gel, líquido viscoso da parte interior da folha, aplica-se de duas formas: Em aplicação externa tem um efeito regenerador em peles danificadas, gretadas ou envelhecidas. Curas as feridas, queimaduras (1º e 2º graus) por radiações, calor ou solares. Utiliza-se no acne, eczema, psoríase, herpes genital e como revitalizante capilar. Internamente é desintoxicante, trata úlceras pépticas, colites, azia e obstipação suave. É utilizado no tratamento de divertículos, devendo ser conjugado com hortelã-pimenta, clorofila, clorela e açafrão-da-índia.
Outras propriedades: Muito utilizado em oncologia pela medicina popular, grande parte desta fama adveio do seu cultivo pelos Frades Franciscanos, tanto em Lisboa (na Pontinha), como em Tomar. São relatados casos de pacientes que se curaram de vários tipos de cancro com esta fórmula, entre os quais cancro do cérebro. No entanto, ainda não existem estudos clínicos que confirmem estas indicações em oncologia. Isto não significa que estudos futuros não venham a confirmar essa acção, razão pela qual se deve fazer o Aloé, sempre em conjugação com tratamentos naturais e químicos que já tenham confirmado a sua eficácia terapêutica.
Administração: Tomar 2 a 5ml do gel, uma a duas vezes ao dia. A mesma dose da folha inteira (gel e casca/látex) utiliza-se nas obstipações mais graves. Em comprimidos ou cápsulas do pó da casca (látex), 50 a 100mg/dia.
Precauções: Deve evitar-se na obstrução intestinal total ou parcial, durante a gravidez e período de lactação.
REMÉDIOS CASEIROS
Friccione bem o gel no couro cabeludo e deixe actuar durante uma hora.
Gel contra Acne
Aplicar diariamente após o duche e antes de deitar nas zonas afectadas. Pode misturar com 2/3 gotas do óleo antiséptico de Árvore-do-Chá (muito conhecido por Tea tree oil)."
BELES, João (2011). Naturopatia A Natureza Cura a Natureza. MAHATMA