"As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo do nosso corpo e para uma vida saudável.
Obtêm-se através dos alimentos, pois os nosso corpo não as fabrica sozinho, excepto a vitamina D. A sua falta pode levar a doenças, chamadas avitaminoses.
A falta de um ou mais vitaminas pode acontecer quando a nossa alimentação não é suficientemente variada, quando há problemas no nosso organismo que alteram a absorção das vitaminas ou quando, por razões várias, o nosso corpo está a consumir mais vitaminas. Para resolver este problema, pode rever-se a alimentação e ingerir mais alimentos ricos nas vitaminas em falta, ou então podem tomar-se suplementos vitamínicos.
A ingestão em excesso (hipervitaminose) também pode trazer problemas, especialmente no caso das vitaminas lipossolúveis, cuja eliminação é mais difícil.
Actualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes.
Desde a antiguidade que se sabe que ingerir esta ou aquela comida ajuda a curar certas doenças. Essas descobertas ocorriam (tal como hoje) quando se comprovava que, com determinado alimento, os sintomas da doença desapareciam.
As vitaminas são absorvidas pelo nosso corpo, mas não são produzidas por ele.
As excepções são a vitamina D, que é sintetizada pelo organismo (a uma escala limitada), e as vitaminas B12 e K, que são sintetizadas no intestino pela flora bacteriana.
A preparação dos alimentos, como a cozedura, o descascar (caso a caso, claro) faz com que se percam vitaminas nos alimentos.
A vitamina C e as vitaminas do complexo B, por exemplo, que são hidrossolúveis (diluem-se em água), perdem-se pelo vapor ou pela própria água da cozedura. As vitaminas são sensíveis a alterações de calor, humidade, luz, presença de oxigénio e deficiências do armazenamento.
As vitaminas dividem-se em dois grupos:
- Vitaminas Hidrossolúveis - vitamina C e vitaminas do complexo B
- Vitaminas Lipossolúveis - Vitamina A, D, E e K
O nosso corpo consegue armazenar algumas reservas de vitaminas, mas armazena mais as vitaminas lipossolúveis do que as hidrossolúveis.
Se forem ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolúveis podem alcançar níveis tóxicos no organismo."
CARMO, Isabel (2011) Equilíbrio Vital: vitaminas e minerais. Livros d'Hoje.