Ao contrario do que se pensa nem toda a gordura é “má”. A gordura é necessária para alimentar as nossas células, o cérebro e o coração. Além de fontes de energia, as gorduras são importantes para transportar nutrientes como as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e fornecem ácidos gordos essenciais que ajudam na produção de hormonas.
As gorduras podem ser classificadas como:
- Gorduras Saturadas (encontram-se sobretudo nos produtos de origem animal principalmente carne, ovos, leite e derivados integrais como a manteiga, natas e iogurtes e alguns óleos vegetais). Este tipo de gordura fica com aspecto sólido à temperatura ambiente.
- Gorduras Insaturadas onde se engloba as monoinsaturadas (encontra-se principalmente no azeite, abacate, amêndoas, cajus, amendoins), e as polinsaturadas (omega-6 ou ácido linoléico) encontra-se nos principais óleos alimentares (palma, soja, canola e girassol) e sementes e as polinsaturadas (omega-3 ou ácido Alfa-linolênico) que se encontra nos peixes gordos, linhaça, algas.
- Gorduras Trans é um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorre no rúmen dos animais) ou por um processo de hidrogenação industrial. Os alimentos de origem animal como carne e leite possuem este tipo de gordura em pequenas quantidades, mas é sobretudo nos produtos industrializados que estas gorduras estão presentes, são as chamadas Gorduras hidrogenadas. E são as que devemos evitar. Encontram-se nas margarinas, bolachas, batatas fritas, gelados, ou seja em grande parte dos alimentos processados. Geralmente aparece nos rótulos como “gordura hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada” ou “óleo vegetal hidrogenado”.
Conclusão:
Gorduras saudáveis são as gorduras mono e polinsaturadas. Claro que o consumo das gorduras "boas" deve ser moderado ou mesmo reduzido porque elas têm imensas calorias. O importante é aproveitar os benefícios das gorduras saudáveis e não deixar que elas nos façam engordar e prejudicar a nossa saúde. As mais aconselháveis serão as gorduras presentes nos seguintes alimentos: atum, sardinha, salmão, abacate, amendoim, nozes, amêndoas, azeite, sementes de girassol, linhaça e outro tipo de sementes.