É hora de agir



Chega de desculpas para não colocares as tuas ideias em acção. Chega de listas imensas de pré-requisitos inventados por aquela necessidade de controlar tudo, pelo perfeccionismo que paralisa, pelo receio do que os outros vão pensar, pela preguiça de colocar a mão na massa, pelo medo de conquistares os teus sonhos. Se estás perante algo que te provoca um imenso frio na barriga, fica a saber: esse pode ser um sinal de que estás diante de algo significativo e importante. Então, esse é o momento exacto em que tens de dar um passo em frente.

Para começar, aqui vai uma pequena lista de tudo o que não precisas para dar o pontapé inicial nos teus projectos. Ou seja, tudo o que podes cortar da lista de desculpas habituais:

NÃO PRECISAS DE PERMISSÃO
Não fiques à espera do aval dos outros para iniciar. A única pessoa que pode permitir que algo aconteça és tu. A pergunta é: quando te vais permitir?

NÃO PRECISAS SER/FAZER COMO TODA A GENTE
Só porque toda a gente está a fazer a mesma coisa, não significa que tenhas de ir por esse caminho. Desbrava a tua própria estrada, sendo fiel ao que valorizas e que faz os teus olhos brilharem. Encontra a tua própria voz.

NÃO PRECISAS DE ESPERAR PELO MOMENTO PERFEITO
Essa é mais uma armadilha que aprisiona, pois atrela a tua realização a algo que não tens como controlar. Aceita que não tens como controlar o incontrolável (tira esse peso das tuas costas), cria e cuida da melhor maneira das condições para que as tuas ideias embarquem. Depois, é desfrutar das descobertas e continuares a dar o teu melhor. "Feito é melhor que perfeito".

NÃO PRECISAS DE PREPARATIVOS SEM FIM
Não cedas ao medo que só te afasta da experiência. A experiência é que te vai trazer as maiores aprendizagens, então vai agora para a próxima etapa!




Na realidade, existem outras coisas essenciais. 
Destas, sim, vais precisar:
  • Paixão e brilho nos olhos 
  • Vontade e garra para ires em direcção ao que sonhas 
  • Usa os teus potenciais 
  • Saber como queres levar a tua vida 
  • Compromisso e determinação 



O resto? O resto, vais descobrindo como conseguir ao longo do caminho. 
Permite-te! Esse é o primeiro passo da jornada.