Hoje em dia é comum muitas pessoas sofrerem de algum tipo de ansiedade ou stress. Tem vindo, por isso, a aumentar o número de pessoas que tomam medicação para a depressão ou simplesmente para conseguirem dormir. Com o stress do dia a dia, falta de tempo, gestão familiar, questões económicas, desafios profissionais, são muitas as razões que aumentam os níveis de ansiedade.
Para lidar de uma forma mais natural com a ansiedade é importante ter uma dieta alimentar equilibrada e ter bons aliados que actuam como calmantes naturais, tais como:
Camomila
A planta Matricaria Recutita, mais conhecida por Camomila, possui propriedades sedativas e calmantes. Ajuda em caso de insónia, proporcionando uma boa noite de sono, e é útil para reduzir a ansiedade e amenizar os sintomas causados pelo stress. A infusão desta planta é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insónia. A camomila contém também algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais tendo um efeito calmante especialmente em relação a dores de estômago e azia.
Valeriana

A raiz de Valeriana, Valeriana officinalis, possui uma ação sedativa reconhecida. Não provoca habituação ou sonolência durante o dia. É muito usada em situações de tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar uma vez que tem uma ação sedativa suave, útil para acalmar o sistema nervoso.
Passiflora

Erva Cidreira

Ómega 3

Triptofano

Exercício Físico
A prática regular de exercício físico pode ajudar a tratar depressões e esgotamentos nervosos. A libertação de endorfinas, o aumento da autoestima e a sensação de bem-estar é benéfica para a saúde em geral e particularmente importante em casos de stress e ansiedade. O desporto tem um efeito relaxante, reduz a ansiedade e a tensão acumulada do dia a dia e tem benefícios nos distúrbios do sono.
Os sinais de ansiedade podem ser diversos e, tanto o stress como a ansiedade, são males comuns nos dias de hoje. Devemos contrariar esses sinais tendo uma dieta alimentar equilibrada, ter uma boa rotina de exercício físico, dormir bem e, se necessário, recorrer a calmantes naturais para ter um dia a dia o mais tranquilo possível sem recorrer a químicos.
Fonte: Lara Pereira_Nutricionista