Lógico que há alimentos que não devem ser oferecidos a nenhum animal de estimação, como o chocolate. Mas nem todos são proibidos.
Lista de alimentos saudáveis que podem ajudar a variar o cardápio do "melhor amigo do homem":
1. Atum, sardinha e salmão (selvagem, do mar)
O peixe é extremamente benéfico, pois é rico em ómega 3 que é um ácido gordo óptimo para o pêlo do cão, pois deixa-o mais brilhante e saudável. Além disso, o peixe tem muitas proteínas e vitaminas. Ou seja, quando o animal é alimentado com atum, sardinha ou salmão (selvagem, do mar), tem o sistema imunológico fortalecido.
2. Carne magra
A carne magra é altamente benéfica, pois tem muitos aminoácidos e vitaminas do complexo B.
3.Fígado
Tem uma função semelhante à da carne branca. O fígado é conhecido como sendo uma grande fonte de vitaminas B, A e K, além de conter ferro.
Observação: Não exagere na quantidade de fígado que dá ao seu cão, pois este alimento, em grande quantidade, é tóxico. Não dê mais do que 1 grama de fígado fresco por quilo de peso corporal do seu animal – e o consumo pode ser diário.
4. Aveia
É rica em fibras, o que é essencial para o seu cão (principalmente se ele já for velho), pois tende a sofrer com problemas de irregularidade intestinal. Cozinhe sempre a aveia antes de servir.
5. Batata-doce
É uma grande fonte de vitamina B6, C, betacaroteno e manganês.
6. Ovo
É excelente para a dieta dos cães, é um verdadeiro suporte de proteínas.
7. Salsa
É uma boa fonte de betacaroteno, potássio e cálcio. Além disso, combate o mau hálito, basta adicionar algumas colheres de sopa de salsa picada na comida.
8. Pêra
Pode deixar o seu cão comer pêras, mas remova as sementes, pois são tóxicas para eles.
9. Queijos e requeijão
O queijo é rico em gordura por isso escolha os que têm baixo teor de gordura. Queijo cottage é uma óptima escolha – é rico em cálcio e proteína. No entanto, certifique-se que o seu cão não é intolerante à lactose.
10. Iogurte grego
Assim como o queijo, o iogurte grego é rico em cálcio e proteína. Iogurtes com bactérias boas são bons para o sistema digestivo do cão.
Observação: Escolha iogurtes que não contêm açúcar ou adoçante artificial.
11. Pipocas
As pipocas são um lanche de baixa caloria. Contêm potássio, que é óptimo para os ossos, além de sais minerais, como cálcio, magnésio e fósforo. Só tenha atenção para não colocar nem sal nem manteiga nem açúcar.
12. Linhaça
É uma grande fonte de ómega-3, que é óptima para a pele e pêlo do cão. Tanto as sementes como o óleo de linhaça devem ser armazenados no frigorífico, dentro de um recipiente hermético e escuro.
13. Ervilhas
São uma grande fonte de potássio, fósforo e vitamina B. Prefira ervilha natural, pois as de conserva têm normalmente muito sal.
14. Brócolos
Este vegetal é rico em vitaminas e bastante nutritivo para os cães. No entanto, ter atenção às quantidades pois em excesso pode causar irritação gastrointestinal.
14. Cenouras
São ricas em fibras e betacaroteno. Além disso, maravilhosas para o desenvolvimento e limpeza dos dentes caninos.
15. Alga Nori
Esta alga é rica em clorofila, proteínas, fibras, vitamina C, E e todas as formas de vitaminas B. Além disso, na sua composição, podemos contar com a presença de minerais, como cobre e zinco, excelentes para regular o metabolismo do seu cão.
16. Maçã (sem as sementes)
As maçãs são uma boa fonte de vitamina A e C, além de fibras. Ajuda na limpeza dos dentes caninos, pois a maçã remove os resíduos que ficam nos dentes - não se esqueça de tirar as sementes.
17. Salada de frutas
Uma boa salada de frutas para os cães é uma mistura de melão, maçã (sem sementes), banana, melancia e morango.
18. Coco e óleo de coco
São altamente benéficos para as pessoas e cães. O coco contém ácido láurico, que destrói bactérias patogénicas e diferentes formas de vírus, entre outros benefícios.
Fonte: CuraPelaNatureza