Conquista uma vida mais plena



Como está a tua vida hoje? Pensa no campo material, mental, espiritual e dos relacionamentos. Qual é o teu grau de satisfação? Avalia também como está o teu grau de dedicação a cada um desses campos.

Um erro muito comum que as pessoas cometem é o de focar todos os seus esforços num único campo da vida ou apenas em alguns, em detrimento dos demais. Focam-se demasiado na criação dos filhos e esquecem-se de cuidar da saúde ou do seu desenvolvimento pessoal. Focam-se demasiado no trabalho, deixando de lado os laços de relacionamento e o investimento na sua vida espiritual. Quando nos focamos somente num aspecto, acabamos por alimentar uma sensação de frustração e incompletude. Afinal, nenhum campo pode suprir todas as nossas necessidades, nem pode ser o único destino de toda a nossa energia criativa, e não gera toda a aprendizagem que necessitamos para o nosso crescimento pleno.

O ideal é que vivamos uma vida com integralidade, ou seja, cuidando de todos os aspectos de maneira integral, equilibrada e harmoniosa.

Cada um deles tem a sua importância vital para que nos sintamos inteiros e realizados. É importante reconhecermos as nossas prioridades e integrá-las, criando o nosso projecto de vida de maneira coerente com quem somos, com aquilo que acreditamos e valorizamos, com o que sonhamos para nós. É importante conectarmo-nos com o nosso propósito, com aquilo que nos motiva e nos desperta a sensação de nos sentirmos em casa, ou seja, de estarmos em contacto com a nossa verdade.


Faz esse exercício de avaliação, repensa nas tuas prioridades, organiza a tua vida de modo a alimentares esta integralidade. Assim, desenvolves atitudes para viveres a vida dos teus sonhos aqui e agora, de maneira integral, cuidando de tudo o que realmente importa, tudo o que faz o teu coração vibrar e os teus olhos brilharem. 

Conquista uma vida plena!

Inspiração...




Porque temos de aprender a ser gratos, mesmo quando as coisas não correm bem. Mesmo quando a vida não corresponde àquilo que esperávamos. Raramente nos ensinaram o poder da gratidão, a olhar para as pequenas vitórias do dia a dia e para as coisas boas que já temos. Um simples duche quente no fim de um dia extenuante. Um abraço dos nossos filhos. A lista é longa.

O sorriso de alguém que se cruza connosco na rua. O nosso sofá, onde nos enroscamos numa tarde de chuva. Os amigos que nos telefonam para saber como estamos. O nosso carro que pega de manhã. Temos tanto para agradecer às pequenas coisas que já temos e que damos como adquiridas, que já não lhes prestamos atenção.

Sorri :)




O ananás



O ananás é um excelente fruto para quem quer perder peso, saiba porquê...

O ananás é uma fruta de origem exótica pode funcionar tanto como sobremesa, como complemento de saladas ou até de pratos principais.

Tem imensas propriedades benéficas para o organismo. Ajuda, entre outras coisas, a manter os níveis de tensão arterial e de colesterol dentro dos valores recomendados e regula o trânsito intestinal.


Estas são algumas razões por que deve incluir o ananás na sua alimentação:

- Apesar de ser doce, o seu valor calórico é reduzido e não chega a ter 10% de hidratos de carbono na sua constituição.

- Contém uma enzima específica, a bromelaína, que rompe as moléculas proteicas e actua como queima-gorduras. O seu alto teor de fibra e água alivia a prisão de ventre entre outros distúrbios do organismo.

- Os níveis de potássio (e iodo) ajudam a controlar o sistema nervoso e o metabolismo. O potássio é necessário para a correcta transmissão e geração dos impulsos nervosos, mas é igualmente importante para uma actividade muscular normal e para a regularização dos batimentos cardíacos.

- A concentração de vitamina C favorece a absorção de ferro e as propriedades antioxidantes melhoram o funcionamento do sistema imunitário, acelerando a recuperação de constipações e gripes.

- Acelera a cicatrização, previne a osteoporose e as fracturas ósseas graças ao cálcio e tem uma acção anti-inflamatória e antitumoral.

Sê uma pessoa Feliz!





1. Usa uma estratégia para alcançar a felicidade
Bem, em primeiro lugar precisas de saber algo simples: o que te faz feliz? Já sabes o que queres? Então, óptimo! Vai à luta! Para chegar a qualquer lugar, primeiro, é preciso saber para onde se quer ir. Como chegar torna-se fácil. Se te estás a aproximar do que queres, então estás a caminhar na direcção certa!


2. Usufrui das coisas comuns
A vida é feita de momentos comuns, actos rotineiros, simples… cabe a nós vivê-los com mais qualidade e intensidade. Como? Tornando esses momentos especiais! Curte o comum como se fosse a melhor coisa da tua vida, afinal, isto é mesmo a tua vida!


3. Sê uma pessoa positiva
Não importa o que tenhas ou já tiveste que enfrentar na vida; importa a tua atitude perante as situações e experiências. Uma atitude positiva torna as coisas mais fáceis. As coisas parecem-te leves, possíveis, solúveis, melhores do que antes? Isso é ser positivo!


4. Abra-te a novas ideias
Que tal experimentares algo novo? Ouve com interesse o que as pessoas têm para te dizer? O novo, ou o simplesmente diferente pode ser muito interessante, desde que estejas disposto(a) a te aventurares em caminhos e ideias ainda desconhecidos.


5. Concentra-te naquilo que é realmente importante para ti
Faz aquilo que é importante PARA TI! Não para o teu pai, a tua mãe, o teu vizinho, o teu namorado, a tua amiga, e quem mais imaginares! Faz aquilo que te move! Dedica-te a isso. Emprega mais da tua energia nas coisas que te trazem satisfação, nas que te dizem à alma: Isto vale a pena!


6. Não confundas bens materiais com sucesso
Existem recursos mais valiosos que os bens materiais. A tua família e os teus amigos, por exemplo. Não te meças pelas coisas que tens, mas por aquilo que és e pelo que podes fazer pelos outros.


7. Cultiva as tuas amizades
Um amigo alegra e muito a nossa alma! Faz muito bem sentirmo-nos próximos e queridos das pessoas, querê-las bem e partilhar bons momentos com elas! 


8. Lembra-te de onde vieste
Nem sempre o passado é agradável, nem é preciso que seja. Mas olha para trás e vê por quantas coisas já passaste, de que modo chegaste até aqui e te tornaste o que és hoje. Além disso, o que os teus pais, os teus avós já enfrentaram para que, hoje, tu pudesses estar aqui? É bom reflectirmos…


9. Faz as coisas nas quais te sentes competente
Certamente essas coisas também são as que mais te dão prazer em fazer! Fortalece o que tens de bom, dedica-te mais a isso e serás também extraordinário(a) naquilo que fizeres.


10. A tua vida tem um propósito e um sentido
Tu fazes a diferença. Pensa na diferença que fazes todos os dias nos lugares por onde passas e com as pessoas com as quais contactas. Pensa em todas as pessoas que fizeram a diferença na tua vida, mesmo que não tenha sido uma diferença positiva. Pensa no teu poder de afectar positiva ou negativamente a vida de outras tantas pessoas. Nada que existe, existe à toa. Se não encontras um propósito para a tua existência, empenha-te em descobrir. 


Por mais simples que possa parecer, tenho a certeza de que há um motivo para eu e tu estarmos aqui agora!

Cuidado com o salmão que andas a comer


À esquerda, posta de salmão de cativeiro; à direita, de salmão selvagem


O salmão do mar, ou selvagem, como é mais conhecido, é um excelente alimento.

Infelizmente o elevado consumo deste peixe levou o mercado a perceber que poderia ter elevados lucros com ele. Surgiu então o salmão de cativeiro, que nada tem a ver com o salmão selvagem encontrado na América do Norte, com a sua carne naturalmente laranja, que vive em liberdade no oceano e que na época da reprodução sobe para os rios.


O salmão selvagem, o do mar, é o verdadeiro salmão, raro, colorido à base de uma dieta composta entre outras coisas de camarão e krill, um rico nutriente das águas geladas do oceano, e representa infelizmente apenas 5% de todo o salmão vendido nos Estados Unidos e que chega a Portugal em quantidades irrisórias e, por isso, é um peixe caríssimo.


A indústria do Salmão
Actualmente, mais de metade do consumo mundial de salmão tem como origem viveiros produtores do Chile, Canadá, Estados Unidos e norte da Europa. Este salmão não tem as mesmas qualidades nutricionais do salmão selvagem.

Nutrientes como ómega 3, vitaminas A, D, E e do complexo B, magnésio, ferro, presentes em abundância no salmão selvagem, não passam de traços insignificantes nos peixes criados em cativeiros e vendidos nos supermercados a preços tão acessíveis.

É importante saber que o salmão natural alimenta-se de fontes de ómega 3, como algas oceânicas e fitoplânctons. Assim, ele converte e armazena esse ómega 3 na sua carne.

Já o salmão de cativeiro é alimentado com ração, que não apresenta nenhum conteúdo de ómega 3 na sua composição. O peixe de cativeiro tem uma cor que vai do cinza ao bege claro, talvez no máximo um rosinha pálido. Fica depois com um laranja vivo devido ao uso de corantes. 

A astaxantina e a cantaxantina, responsáveis pela cor do salmão do mar, são nutrientes naturais presentes em algas.

No caso do peixe de cativeiro, os produtores costumam usar astaxantina e cantaxantina sintéticas, derivadas do petróleo. A astaxantina e a cantaxantina sintéticas são também usadas na ração de galinhas, dando um tom mais alaranjado às gemas de algumas marcas de ovos. Em grandes quantidades podem causar problemas de visão e alergias. Estudos mais recentes apontam a astaxantina sintética como tóxica e cancerígena.

Uma informação interessante é que 100 gramas de salmão com corante equivalem em toxinas a um ano de consumo de enlatados. Para piorar a situação, muitas vezes os ambientes onde são criados têm uma higiene duvidosa, levando os peixes a receber altas doses de antibióticos e a sua alimentação é muito gordurosa, à base de farinha e azeite de peixe.


Principais diferenças

  • Salmão Selvagem:
Custa o dobro, mas as suas principais diferenças estão na qualidade e nos benefícios.
Come crustáceos coloridos e, por isso, a cor rosa-suave.
Possui grandes quantidades de ómega 3.
A sua textura é macia e aveludada, como todo o peixe gordo, e desmancha-se na boca.


  • Salmão de Cativeiro:
Come ração e os corantes sintéticos dão cor à carne, normalmente bastante alaranjada.
Menor quantidade de gorduras boas, grande quantidade de gorduras saturadas.


Inspiração...




"Tenha um olhar honesto sobre si mesmo. Onde está na sua vida? Quais foram suas prioridades até agora e o que pretende fazer com o tempo que lhe resta?

Nós somos uma mistura de luz e sombra, de boas qualidades e defeitos. Será que estamos realmente a ser o melhor que podemos ser? Devemos permanecer como somos agora? Senão, o que podemos fazer para nos melhorarmos a nós mesmos? Estas são perguntas que valem a pena ser perguntadas, principalmente se chegamos à conclusão de que a mudança é desejável e possível.

No nosso mundo moderno, somos consumidos, desde a manhã até à noite com actividade. Nós não temos muito tempo ou energia de sobra para considerar as causas básicas da nossa felicidade ou sofrimento. Imaginamos, mais ou menos conscientemente, que se nos comprometemos em mais actividades teremos experiências mais intensas e, portanto, o nosso senso de insatisfação vai desaparecer. Mas a verdade é que muitos de nós continuamos a sentirmo-nos decepcionados e frustrados pelo nosso estilo de vida contemporâneo."

Matthieu Ricard – No livro Felicidade: A Arte do Bem-Estar

Dicas para termos qualidade de vida


Nas rodas de conversas informais, as queixas mais frequentes são: cansaço, stress e falta de tempo para realizar actividades que provoquem a satisfação pessoal.




Com os avanços tecnológicos, a carga de trabalho tem aumentado, ou seja, mesmo fora do escritório, o profissional mantém-se conectado todo tempo por meio dos telemóveis e tablets. A intensa conexão com o mundo online faz-nos ter a sensação que também somos uma máquina, porém não é assim que o corpo e a cabeça funcionam.


Passar horas a fio para nos deslocarmos de um compromisso a outro é também um dos factores que desencadeiam quadros de stress. Por exemplo: 4 horas de um dia desperdiçadas na deslocação entre um ponto e outro poderiam ser aproveitadas para ler, estudar, praticar exercícios ou ficar um pouco mais com a família.


A sociedade também nos impõe alguns padrões, como: ser bem sucedido profissionalmente, terminar um bom curso numa boa universidade, ter um relacionamento amoroso sólido, ser rodeado de bons amigos, ser um bom pai e mãe, ter o corpo ideal, o carro do ano, entre outras funções.


No meio de tanta correria no dia a dia, os dias passam e a qualidade de vida é esquecida. 

Vê algumas dicas de como viver bem e de forma equilibrada: 

Corpo: para ter qualidade de vida começa a cuidar do teu corpo por meio de uma uma reeducação alimentar, pois o nosso corpo reage positivamente quando cultivamos hábitos saudáveis e esta prática irá interferir directamente na regulação do peso e nas possíveis alterações em exames físicos. 

Mente: já ouviste dizer que a mente regula todo o resto do corpo? Pois é verdade. Quando uma pessoa não está bem psicologicamente, a parte física reage também. Para aliviar o stress, procura actividades que te proporcionem prazer e te façam relaxar. 

Off-line: sai um pouco do mundo virtual, olha mais ao redor e interage com o mundo lá fora. Conversa com as pessoas que fazem parte do teu dia a dia, observa o que acontece ao teu redor. A interacção com o mundo real e desconectarmo-nos do virtual também faz parte da busca pela qualidade de vida. 

Exercício físico: a prática de exercício físico é benéfica para quem procura a perda de peso, condicionamento e saúde física. O exercício físico aumenta a sensação de bem-estar físico e mental.

Sono: as noites de sono não podem ser substituídas por qualquer outra actividade. Entre os benefícios estão a libertação de hormonas que regulam o crescimento, evitam a acumulação de gordura, melhoram o desempenho físico, ajudam na prevenção da osteoporose, controlam a sensação de saciedade, libertam a insulina, diminuindo o hormona do stress, aumentam a auto-estima e disposição para actividades físicas. 

Rotina: para conseguires viver melhor é interessante traçares uma rotina que envolva vida pessoal e profissional, assim, ambas têm espaço na tua semana e é possível viveres mais tranquilamente. 


A busca pela qualidade de vida é possível, basta ter consciência, tranquilidade e equilíbrio!

Os benefícios das bananas bem maduras


As bananas são talvez uma das frutas mais sub-valorizadas da natureza. 

Estão cheias de nutrientes, vitaminas, fibras e açúcares naturais, como sacarose e frutose. Isso é parte da razão por que comer bananas regularmente pode ajudar a manter o médico longe.
Nos Estados Unidos, as bananas são uma das frutas mais consumidas e os americanos comem mais bananas a cada ano do que maçãs e laranjas juntas.

Naturalmente, as que são vendidas nos supermercados são na maior parte amarelas-esverdeadas, mas com o passar do tempo as bananas amadurecem continuamente e começam a desenvolver manchas castanhas. Muitas pessoas acham que estão podres e acabam por deitar o fruto fora. Por um lado até faz sentido, pois a maioria das frutas que ficam castanhas estão realmente podres e pouco atraentes.


No entanto, quanto maiores forem as manchas mais escuras da banana mais TNF ela contém. TNF significa Fator de Necrose Tumoral, e é uma substância que ajuda a combater o cancro e as células anormais nos nossos corpos.


Especificamente, a TNF auxilia a comunicação entre células do nosso sistema imunitário e orienta o movimento de células para áreas nos nossos corpos que estão inflamadas ou infectadas.
A investigação confirmou que a TNF encontrada em bananas maduras interfere com o crescimento das células tumorais e inibe a sua propagação, causando a morte celular, ou apoptose. Isto, em conjunto com os elevados níveis de anti-oxidantes que são também encontrados nas bananas, além de estimular o sistema imunológico, as bananas podem aumentar também os glóbulos brancos do sangue.

Da próxima vez que vir uma banana com manchas castanhas, não a deite fora. Em vez disso, coma!

Além das manchas e dos seus benefícios para o sistema imunológico, as bananas tem uma série de outros benefícios para a saúde.
Abaixo estão alguns dos principais:

  • Bananas são anti-ácidos da natureza e podem proporcionar alívio da azia e refluxo ácido. Comer apenas uma banana pode imediatamente trazer alívio e diminuir os sintomas de azia.
  • Pressão sanguínea – Bananas ajudam a baixar a pressão sanguínea e protegem contra derrames ou ataques cardíacos, porque são pobres em sódio e ricas em potássio, contribuindo para um coração saudável.
  • Energia – comer uma banana ou duas antes de um treino irá dar energia suficiente para durar uma hora ou mais. As vitaminas e os minerais irão ajudar a aumentar a resistência do seu corpo, enquanto o potássio ajuda a evitar cãibras musculares.
  • Anemia – Elas podem ajudar as pessoas com anemia, fornecendo ferro na dieta e estimular a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina e fortalecer o fornecimento de sangue.
  • Ulceras – Quando sofre de úlceras estomacais muitos alimentos ficam de fora, mas bananas são uma excepção. Isso porque ajudam a proteger o estômago e protegem contra ácidos corrosivos e a irritação.
  • Depressão – Elas podem ajudar a superar a depressão, por conta dos altos níveis de triptofano, que os nossos corpos convertem em serotonina. A serotonina é um neurotransmissor cerebral que faz com que as pessoas relaxem, e se sintam felizes, além de melhorar o humor. Assim, as bananas podem ajudar as pessoas a se sentir melhor e a vencer a depressão.
  • TPM – Quando se sente mal-humorado e stressado, coma uma banana. Elas ajudam a regular o açúcar no sangue e são ricas em vitaminas do complexo B, o que naturalmente acalmam o sistema nervoso e faz a pessoa relaxar, resultando numa melhoria do humor em geral.
  • Controla a Temperatura corporal – Comer uma banana num dia quente pode refrescar e baixar a temperatura do corpo. O mesmo quando tiver febre.
Por isso, vamos todos usufruir dos benefícios da banana!

Inspira-te...








"Os beijos, os abraços e os carinhos são poemas que escrevemos na pele de quem amamos. Há poucas coisas mais reconfortantes do que esses versos repletos de cumplicidade. Há poucos pesos tão leves como aqueles que se apoiam sobre nossos ombros. Há poucas coisas tão significativas como os abraços."

5 Razões que impedem a perda de peso

Muitas vezes pensamos, erradamente, que para perder peso é apenas necessário fazer exercício físico. Claro que o exercício é fundamental se o objectivo é queimar gordura, mas existem outros factores a ter em conta, nomeadamente:




1. Quantidade insuficiente de músculo 
Quanto mais músculo tivermos, mais calorias vamos queimar. Os tecidos musculares consomem calorias o dia todo, mesmo quando estamos parados, a ler ou a dormir. Logo não importa apenas o treino cardiovascular...vários estudos demonstram que a construção muscular é realmente melhor para a perda de peso.





2. Insuficiente ingestão de água
Os benefícios de beber bastante água são conhecidos.  A água ajuda na perda de peso, melhora os problemas da pele, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, entre muitos outros benefícios. O ideal é começar a substituir todas as bebidas por água e começar a beber cerca de 1,5 litros ao longo do dia, dependendo do organismo.  





3. Saltar refeições
Saltar uma refeição, à partida, seria uma maneira para economizar algumas calorias. Obviamente que reduzimos o número de calorias ingeridas, mas desaceleramos o metabolismo e deixamos o corpo em modo de fome. Como consequência, o organismo assimila tudo numa próxima refeição porque sente que precisa para sobreviver, uma vez que não sabe quando será a próxima ingestão de alimento, ou seja, acumula gordura, cria reservas. Refeições menores e regulares são o melhor método, pois mantêm o corpo "em marcha" ao longo do dia, ao contrário de parar e iniciar entre as grandes refeições menos frequentes.





4. Falta de sono
A falta de sono acarreta cansaço na pessoa, logo vamos fazer menos actividade física durante o dia, queimando menos calorias, reduzindo o metabolismo e consequente ganho de peso. A produção de hormonas, principalmente a do crescimento estará prejudicada. É ela que ajuda na formação da massa muscular magra. E quanto menor a massa muscular, menor a queima de gorduras.
Ocorre também uma diminuição da libertação do hormona Leptina que controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais hidratos de carbono, ocorre também uma diminuição da hormona Insulina o que vai dificultar o metabolismo da glicose/açúcares e ocorre um aumento da produção da hormona Cortisol, o que propicia stress e mudanças de humor. Resumindo, o ideal é dormir no mínimo oito horas diárias com o objectivo de estimular o metabolismo, conservar a energia, manter o bom humor e comer menos.



5. Muito stress
Em situações de stress, o nosso organismo produz uma hormona chamada Cortisol, que piora a resistência à insulina e promove o armazenamento de gordura! Pode não haver nada que uma pessoa possa fazer para sair de uma situação de stress, mas lembre-se que somos nós que controlamos a nossa mente e encontrarmos formas de auto-controlo só nos ajuda a lidar com as situações.