Água alcalina ionizada - Benefícios para a saúde



Um corpo saudável é alcalino e tem capacidade de equilibrar os processos de oxidação decorrentes do seu funcionamento, neutralizando-os. A oxidação corresponde à ferrugem nos metais ou à mudança de cor para castanho nas frutas, por exemplo.

Inversamente, na base de todos os desequilíbrios de saúde e nas doenças crónicas o organismo está acidificado e oxidado. A acidificação conduz à perca de muitos minerais, em especial dos ossos, tornando-os mais porosos e frágeis. A oxidação é a raiz principal do envelhecimento das células, tecidos e órgãos, junto com a perda de água orgânica.

Assim, uma água alcalina e ionizada (antioxidante), ao neutralizar a acidificação e de oxidação dos tecidos, diminui os fenómenos inflamatórios, permite o reequilíbrio e a regeneração de células e funções orgânicas.


Inspiração...



Portrait of a homeless man ~ Look at the depth of emotion in his eyes....:


"(...) O que os outros pensam de ti e dizem a teu respeito não é da tua conta. (...) Nenhuma conquista tua será indiferente ao mundo. Serás sempre reconhecido por uns e criticado por outros. (...)"
Fonte: Gostavo Santos_Ama-te

Chakra



Chakra Energy Center Locations & Meanings:


São centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia através de canais e que gerem e nutrem órgãos e sistemas.

Estão distribuídos por todo o corpo estando os 7 principais situados na linha do meio do corpo, ao longo do canal do epêndimo, mais concretamente na Sushumna Nádi, a principal linha preferencial de energia.

De uma forma simplificada podemos dizer que os chakra (sem ’s’ pois o samskrta, sânscrito, faz plural sem ’s’) situados na parte mais inferior do nosso corpo pertencem ao nosso lado instintivo enquanto os mais elevados pertencem ao nosso lado emocional e mental.

Todos os chakra contribuem para o nosso Ser a todos os níveis (orgânico, mental, emocional, energético). Os nossos instintos trabalham em conjunto com os nossos sentimentos e pensamentos.


STRENGTHENING YOUR CHAKRAS helps to strengthen you.  Meditate on the colors. Which colors come in strong and which don't? Which ever is harder to see is the one you are needing to work on.  This chart includes simple explanations of what the colors are representing. Note: The heart (LOVE) chakra can be both Green for abundance or Pink for tenderness. ~SR:

Alguns chakra não estão abertos o suficiente e, para compensar, outros chakra são sobre-ativos.

O estado ideal surge quando os chakra estão equilibrados quer a nível de intensidade energética quer em termos do posicionamento do seu ponto central.

Tonificar Glúteos, Anca e Pernas


12 melhores exercícios para um bumbum perfeito | Fitness! Club – Mude sua vida com a gente!:


Para tonificar glúteos, anca e pernas, mantendo-as firmes, definidas e livres de celulite deverá exercitá-los regularmente sem nunca esquecer a importância de uma alimentação saudável e cuidada.

Este é um tema largamente abordado por mulheres, visto ser o grupo mais afectado por gordura na anca e pernas.

Para tonificar glúteos, anca e pernas, mantendo-as firmes, definidas e livres de celulite deverá exercita-los regularmente sem nunca esquecer a importância de uma alimentação saudável e cuidada.

Quando se fala em gordura localizada, a primeira ideia que surge é sempre a de realizar atividade física localizada - focada nestas áreas onde se pretende reduzir a gordura em excesso. Mas, muitas vezes, o resultado obtido é o aumento da massa muscular e força, mas o tecido adiposo, a gordura localizada, permanece.

Para baixar gordura, deverá fazer exercícios de força e aeróbicos para um grupo muscular grande. O importante é queimar calorias exercitando e desenvolvendo os músculos no seu todo, pois a gordura é eliminada do corpo de forma gradual - existem áreas corporais com maior resistência à lipólise (degradação das gorduras) que outras. Ou seja, existem regiões de onde o tecido adiposo será eliminado com maior rapidez (órgãos internos, membros superiores e estômago) e existem outras regiões onde essa eliminação é mais lenta (coxas, glúteos e anca).
O resultado é a verificação de perda de gordura noutros locais antes de obter resultados na região das ancas e pernas.

Após a diminuição de gordura na zona pretendida, assume-se então o foco na tonificação privilegiando-se aí, o exercício localizado para dar firmeza e definição.


Existem, no entanto, importantes e essenciais premissas que vão ajudar a obter resultados com maior facilidade.

• Assuma um plano alimentar que equilibre as calorias consumidas com as gastas.

• Realize exercícios que estimulem os grandes grupos musculares para queimar, no mínimo, 2500 Kcal por semana.

Seja paciente e empenhada, os resultados para coxas, ancas e glúteos vão aparecer.

• Para que os músculos fiquem firmes e tonificados, deverá treinar três vezes por semana.


DICAS PARA TONIFICAR OS GLÚTEOS NO SEU DIA A DIA

Todas as mulheres desejam ter umas pernas bonitas, definidas e tonificadas e podem mais facilmente atingir este objectivo alterando alguns hábitos no seu dia a dia:

Agachamento com a toalha                                                                                                                                                      Mais: • A alimentação tem um papel de grande importância no processo de tonificação do corpo. Para obter os melhores resultados, aposte nos grelhados, nas frutas e nos vegetais, deixando de lado as gorduras e os doces.

• Beba diariamente entre 1 a 2 litros de água, para manter o corpo hidratado e livre de toxinas.

• Troque o elevador pelas escadas, ou estacione o carro mais longe para fazer uma pequena caminhada ou, caso use transportes públicos, saia uma paragem antes do seu destino e conclua o percurso a pé. Na sua hora de almoço, por exemplo, opte por dar a volta ao quarteirão. Facilmente irá acumular os 30 minutos de caminhada diária que lhe vão trazer, seguramente, resultados.

• Quando estiver sentada por demasiado tempo, especialmente no trabalho, faça pausas de hora em hora, alongue-se e faça alguns exercícios de agachamentos, de modo a activar a circulação e evitar varizes ou sensação de pernas cansadas.

• Para complementar os resultados do exercício físico e de uma alimentação saudável, poderá recorrer a cremes e loções tonificantes, que irão ajudar a combater a celulite e a flacidez. Aplique duas vezes ao dia.

• Para resultados mais imediatos, desenvolvidos sempre em conjunto com plano de treino e plano alimentar, poderá recorrer também a terapias inovadoras e não invasivas como:

• Massagens adelgaçantes: massagem com recurso a bálsamos à base de arnica, argila e cânfora que estimulam a circulação e drenam as toxinas resultando na diminuição do aspecto “casca de laranja”:

• Radiofrequência e Lipocavitação: A radiofrequência é um método que rejuvenesce os tecidos através da acção do calor criando novas moléculas de colagénio e potencializando ainda a firmeza da pele. A Lipocavitação combate a gordura criando microbolhas de oxigénio entre as células adiposas. Este processo vai exercer pressão lançando este conteúdo gordo para a circulação sanguínea, Esta gordura será eliminada do organismo através das vias normais – suor e urina)

• Tratamentos de corpo constituídos por envolvimentos à base de activos naturais, como algas vermelhas e castanhas calcárias, com efeito redutor e remodelante da silhueta.


Com hábitos saudáveis e dedicação, é possível tonificar Glúteos, Anca e Pernas. Procure sempre o aconselhamento profissional nas áreas Fitness, Nutrição e SPA e os seus resultados, são garantidos.


Inspiração...


Agata Serge is a young self-taught photographer from Lodz, Poland who currently…:





"(...) Quem perdoa o outro, fá-lo porque se ama profundamente. Porque deseja unicamente a sua paz, o seu bem-estar e o regresso das noites bem dormidas. Jamais o foco do verdadeiro perdão se encontra no outro. É em nós que está o verdadeiro motivo para perdoarmos quem nos ofende, maltrata, julga ou cobra. (...)"
Fonte: Gostavo Santos_Ama-te


Calmantes Naturais para a ansiedade



Hoje em dia é comum muitas pessoas sofrerem de algum tipo de ansiedade ou stress. Tem vindo, por isso, a aumentar o número de pessoas que tomam medicação para a depressão ou simplesmente para conseguirem dormir. Com o stress do dia a dia, falta de tempo, gestão familiar, questões económicas, desafios profissionais, são muitas as razões que aumentam os níveis de ansiedade.

Para lidar de uma forma mais natural com a ansiedade é importante ter uma dieta alimentar equilibrada e ter bons aliados que actuam como calmantes naturais, tais como:


Camomila

Água aromatizada com camomila – Ação calmante é um dos principais <a href="http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/cha-de-camomila-ajuda-a-emagrecer-conheca-outros-beneficios">benefícios da camomila</a>, que ainda pode ajudar a emagrecer e diminuir a ansiedade. O preparo deve ser feito com a flor seca, que pode ser encontrada em mercados ou lojas especializadas. Coloque um punhado na água, deixe dormir e coe antes de consumir.:
A planta Matricaria Recutita, mais conhecida por Camomila, possui propriedades sedativas e calmantes. Ajuda em caso de insónia, proporcionando uma boa noite de sono, e é útil para reduzir a ansiedade e amenizar os sintomas causados pelo stress. A infusão desta planta é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insónia. A camomila contém também algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais tendo um efeito calmante especialmente em relação a dores de estômago e azia.






Valeriana

Valeriana officinalis, Lægebaldrian Lægebaldrian er en gammel klosterurt som har været anvendt og anvendes idag ved nervøsitet, angst, søvnbesvær. Den skal placeres solrigt eller i halvskygge. Planten bliver særdeles høj, og det kan være nødvendigt at binde den op. Blomsterne dufter helt fantastisk - en af de mest duftende planter.:
A raiz de Valeriana, Valeriana officinalis, possui uma ação sedativa reconhecida. Não provoca habituação ou sonolência durante o dia. É muito usada em situações de tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar uma vez que tem uma ação sedativa suave, útil para acalmar o sistema nervoso.









Passiflora

Edible Passion Flower 5 Seeds - Passiflora edulis: A Passiflora, ou flor do maracujá, é uma planta tropical com propriedades sedativas e efeitos benéficos nos problemas de sono. Além de ajudar a ter um sono de maior qualidade, a Passiflora é também uma ajuda a suprimir a ansiedade e o nervosismo acumulados devido à vida stressante que frequentemente levamos.










Erva Cidreira

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma herbácea da família da menta, da hortelã e do boldo, e é nativa da Europa.: A conhecida planta Erva Cidreira, ou também chamada de Melissa, tem um efeito sedativo. Algumas das principais indicações fitoterapêuticas desta planta são o nervosismo, insónias, palpitações nervosas pelo que, muitas vezes, o extrato desta planta é também associado a outros fármacos com ação tranquilizante.












Ómega 3

Atlantic salmon is fatty and high in omega-3s, which is exactly the type of fish…: Vários estudos internacionais demonstraram que existem propriedades calmantes no ómega 3. Este ácido gordo parece ser responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, hormona que proporciona uma sensação de bem-estar e diminui a produção de hormonas relacionadas com o stress como o cortisol e a adrenalina. Podemos encontrar ómega 3 nos peixes gordos, como o atum, salmão ou cavala, e nos frutos secos como as nozes.






Triptofano

The Health Benefits of Eating Raw Eggs - agelessimpact: O triptofano, um aminoácido essencial, é precursor da serotonina, substância sedativa e calmante que diminui a hiperatividade. A deficiência deste aminoácido pode causar baixos níveis de serotonina e assim favorecer a insónia, depressão, ansiedade, impulsividade, irritabilidade, incapacidade de concentração. Podemos encontrar triptofano em alimentos como o ovo, as nozes, sementes, peixe, carne, laticínios e leguminosas.







Exercício Físico

All you need is a pair of dumbbells for this ab firming workout. Get your core in top shape and whittle away at your waist with planks, squats and sit-ups; all with the extra challenge of weights!:
A prática regular de exercício físico pode ajudar a tratar depressões e esgotamentos nervosos. A libertação de endorfinas, o aumento da autoestima e a sensação de bem-estar é benéfica para a saúde em geral e particularmente importante em casos de stress e ansiedade. O desporto tem um efeito relaxante, reduz a ansiedade e a tensão acumulada do dia a dia e tem benefícios nos distúrbios do sono.














Os sinais de ansiedade podem ser diversos e, tanto o stress como a ansiedade, são males comuns nos dias de hoje. Devemos contrariar esses sinais tendo uma dieta alimentar equilibrada, ter uma boa rotina de exercício físico, dormir bem e, se necessário, recorrer a calmantes naturais para ter um dia a dia o mais tranquilo possível sem recorrer a químicos.
Fonte: Lara Pereira_Nutricionista

Nutrição/Medicina Ortomolecular


A terapia ortomolecular é também designada por medicina ortomolecular ou nutrição ortomolecular e constitui uma ferramenta importante em nutrição funcional. 

Origem do termo "ortomolecular”

O termo "ortomolecular” foi usado pela primeira vez por Linus Pauling num artigo publicado na revista Orthomolecular Psychiatry em 1968. Ele escreveu, por exemplo, sobre o facto de o nível de determinadas moléculas no cérebro não ser o ideal, mesmo quando o nível no sangue está normal.

Ortomolecular significa "as moléculas exactas na quantidade certa”. Para corrigir as moléculas do corpo será necessário oferecer-lhe as peças de que ele próprio é feito, nas quantidades certas para atingir níveis óptimos. Medicina/nutrição/terapia ortomolecular consiste por isso na preservação da saúde e tratamento da doença através da alteração da concentração de substâncias normalmente presentes no corpo humano e que são indispensáveis à saúde: vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, enzimas, pré e probióticos – o que for adequado a cada caso.

¿Sabes qué alimento necesita nuestro organismo en cada momento? ¿Cómo recuperamos la capacidad de sentir nuestras necesidades nutricionales? Elena Perea, Nutricionista Ortomolecular, nos enseña cómo escuchar a nuestro cuerpo  http://blog.susanabasurto.com/alimentacion-consciente/:

Razões para o uso da terapêutica ortomolecular:

1 - Alimentação muito deficiente em alguns nutrientes, o que pode originar quadros clínicos graves relacionados com o elemento em falta.

2 - Alimentação com uma deficiência marginal ou mínima em múltiplos nutrientes. Neste caso, existe uma sinergia de efeitos negativos que pode criar quadros clínicos crónicos, mal definidos, com disfunções ou menor rentabilidade de vários órgãos ou sistemas. Estas alterações podem ser dificilmente relacionáveis com deficiências nutricionais, se for feita uma abordagem menos cuidada.

3 - Características genéticas de uma pessoa podem implicar a necessidade da ingestão de quantidades muito elevadas de determinado nutriente ou grupo de nutrientes para evitar ou delimitar a expressão genética de uma tendência patológica.


--=* Palavra de Médico *=-- (Medicina Ortomolecular):


As recomendações de ingestão de vitaminas e minerais são definidas para grupos de pessoas saudáveis. Estes são valores médios suficientes para cobri as necessidades de 97-98% das pessoas de um grupo saudável. 

E os outros 2-3%? E se o individuo não for saudável? E se eu não quero só ter o nível mínimo de nutrientes mas sim o nível óptimo? E se existe um polimorfismo que condiciona uma necessidade maior? E se o meu estilo de vida condiciona necessidades maiores ou menores?

Por causa destas razões e muitas mais, a nutrição funcional, a Nutrigenética e a nutrição ortomolecular constituem a melhor abordagem preventiva, de tratamento e de manutenção de uma saúde óptima.


Exemplos: 
  • Suplementação com altas doses de vitamina D, depois de verificada deficiência da vitamina. 
  • Suplementação com antioxidantes depois de avaliado o potencial antioxidante e a produção de radicais livres. 
  • Suplementação com ómega 3 em casos de inflamação crónica e silenciosa,depois de verificados os ácidos gordos na membrana do eritrócito.

Exames de diagnóstico são necessários para definir qual a estratégia a adoptar: exame físico e de rastreio de sintomas de deficiências nutricionais, testes de genética, quantificação de metais, quantificação de ácidos gordos, avaliação de stress oxidativo, estudo da flora intestinal, intolerância alimentar, análises sanguíneas aos nutrientes e a outros parâmetros de interesse.

Se somos todos diferentes, a alimentação que outra pessoa faz pode ser completamente desaconselhada para si, assim como os suplementos que usa.

Assim, o conceito de medicina ortomolecular enraíza-se no desiderato de Hipócrates «Primum non nocere» e, como diz Abram Hoffer (2005), poderia ser com mais propriedade apelidada de «Medicina Fundamental».


Pessoas bem amadas...



Amor sin beso pizza sin queso. :):


"(...) Pessoas bem amadas florescem, brilham, cintilam. Pessoas bem amadas são infinitamente mais felizes. E, amam melhor. Dão de volta na mesma moeda sem pedir troco. Pessoas bem amadas mudam o mundo. Movem montanhas. Acreditam em histórias cor de rosa e na verdade vivem-nas. Mesmo que ninguém acredite nos seus contos de fadas. Pessoas bem amadas são luminosas. Humildemente altivas, porque sabem que podem elevar o queixo do seu peito, já que o peito esta insuflado de amor. Pessoas bem amadas desmontam-se. Podem dar-se a esse luxo. Pois não precisam de se apresentar impecáveis ao mundo. Apresentam-se como são ou estão. Às vezes desalmadas, sem fôlego. Sem pinta de sangue, tal o seu espanto pela vida. 
Pessoas bem amadas são maiores. Mais bonitas. Mais fiéis ao olhos de quem as ama. Porque quem ama tão profundamente que desarma, desmonta todo o impensável à sua volta. Desfaz o puzzle impecável em pedaços, faz e refaz os encaixes. Traz ao de cima o melhor, e lambuza-se no final com a melhor prenda de todas, que é amar e ser amado de tal forma, que se desarma a si próprio, só porque decidiu, e se permitiu, amar profundamente um dia, alguém."
Fonte: Sigoomeucoração

Sumo Energizante




O dia seguinte:

1/2 Abacate
2 Tangerinas
1 rodela de Abacaxi
2 mãos cheias de Espinafres baby
1 colher sopa de linhaça
1 quadrado de chocolate preto com 70-76% de cacau
3 Amêndoas com pele sem sal
100 ml de Bebida de Amêndoa


Para ser tomado ao pequeno-almoço :)



Reconhecer os sintomas de um Esgotamento


                   photo by Tiziana Pielert, via 500px: 2. PR-bureau Hollandse Snaren onderscheidt zichzelf door het gebruik van emotie via beeld:



"Aprender a reconhecer os sintomas do esgotamento nervoso pode ajudar a identificar precocemente transtornos psicológicos e o excesso de trabalho mental ou físico, e assim estabelecer um tratamento rapidamente por forma a evitar a depressão.

O esgotamento nervoso pode proporcionar períodos de stress e de irritabilidade constante que podem prejudicar todo o funcionamento do organismo, aumentando o risco de doenças, por isso, o indivíduo com estes sintomas deve consultar um psiquiatra para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Sintomas
Geralmente os primeiros sinais e sintomas de um esgotamento nervoso incluem palpitações, tonturas, dor sem causa específica e sensação de falta de ar. Além dos sintomas físicos do esgotamento nervoso, também pode acontecer:
  • Irritabilidade;
  • Stress;
  • Insónia;
  • Memória fraca;
  • Dificuldade de concentração;
  • Baixa resistência a doenças;
  • Palpitações cardíacas;
  • Ansiedade;
  • Suores frios.

Estes sintomas podem surgir apenas em momentos de grande stress e ansiedade ou durar vários dias, já que "esgotamento" é um termo popular utilizado para generalizar problemas psicológicos, como ataques de pânico ou depressão.

O que fazer
O tratamento para um esgotamento nervoso depende da sua causa, mas normalmente quando é causado por excesso de stress pode incluir medicação para acalmar, e um período de férias.

Já no casos de problemas psicológicos, como Síndrome de Hulk, podem também ser necessários medicamentos antidepressivos e terapia com um psiquiatra.

Durante o tratamento para um esgotamento nervoso o paciente deve dar preferência a alimentos ricos em triptofano, como Castanha do Pará e o Abacate, porque eles libertam serotonina na corrente sanguínea, melhorando o bem-estar."
Fonte: Tuasaúde

O que comer quando a fome aperta



"Os alimentos que devem ser consumidos por quem tem fome a toda hora são legumes, cereais integrais, carnes magras, ovos e algumas frutas, como maçã, porque são alimentos ricos em fibras que, quando chegam ao estômago, formam uma espécie de gel e atrasam a digestão, fazendo com que a pessoa demore mais tempo a ter fome novamente.

Por que é importante mastigar bem?:

Alguns bons exemplos de alimentos para quem tem fome a toda hora são:
  1. Aveia: Promove a saciedade e pode ser consumida ao pequeno almoço ou nos lanches. A aveia pode ainda ser acrescentada ao iogurte.
  2. Pão integral com ovo: O ovo possui proteína, que exige uma digestão mais lenta, e o pão integral tira mais a fome que o pão branco. Pode ser consumido ao pequeno almoço e no lanche da tarde.
  3. Arroz integral com peito de peru grelhado e queijo branco: Delicioso e saciante, este cardápio serve para almoço ou jantar e, quando acompanhado de uma fatia de abacaxi, tira ainda mais a fome.
  4. Abóbora: Contém poucas calorias e muitas fibras. Pode ser consumida em pratos quentes e frios, assada ou cozida, em qualquer refeição.
  5. Banana: Rica em pectina, forra o estômago e promove a sensação de bem-estar. Ideal para lanches, mas não se pode exagerar, em média, cada uma possui 90 calorias.
  6. Limonada: Tira a vontade comer doces e engana a fome. Mas não deve ser adoçada com açúcar. Stevia é uma boa solução.

A fome é um mecanismo de defesa do corpo, mas que tem ligação directa com o sistema emocional e também tem regulação hormonal. Ansiedade, stress, depressão, tristeza, angústia e insatisfação são alguns dos sentimentos que nos podem fazer sentir fome a toda a hora."
Fonte: Tuasaúde

Queres ser Vegetariano? Mas... como começar?


Descobre a tua motivação: Queres tornar-te vegetariano/vegano porque está na moda? Porque o verão está à porta e queres perder uns quilos? Porque és defensor dos direitos dos animais? Porque te preocupas com o ambiente? Porque os teus amigos são vegetarianos? Porque simplesmente queres uma alimentação o mais saudável possível? Poderia continuar por aqui fora, as razões nunca iriam acabar. O importante é que questiones a razão pela qual te queres tornar vegetariano. O vegetarianismo poderá tornar-se para ti num estilo de vida. Portanto antes de entrares de cabeça, pesquisa, medita e quando estiveres certo sobre a tua motivação avança!


Uma mudança é sempre mais fácil quando partilhada: Acaba tudo por ser bem mais fácil. Não tens a oportunidade de ter um amigo/a que te acompanhe? Podes sempre partilhar com os outros esta tua mudança, via blog/facebook/instagram/etc. É importante teres o feedback de alguém e a ajuda de outras pessoas. Assim quando der vontade de desistir, sempre terás um empurrãozinho do outro lado. Partilha a tua mudança com os teus amigos, ou convida alguém a te acompanhar na tua nova dieta.


Tempo: Sem dúvida que o tempo é fundamental em duas vertentes. Ter tempo para preparar menus semanais equilibrados e saudáveis. E ainda mais importante, dares tempo a ti próprio para te adaptares a este novo regime. Possivelmente não vais cozinhar pratos suculentos logo à primeira, quem sabe o teu paladar vai estranhar os sabores mais naturais. Dá tempo ao tempo. O tempo será o teu melhor amigo. Os períodos de adaptação também são necessários.


Receitas: Outro desafio será preparar os menus semanais e ter receitas práticas, fáceis e rápidas para iniciares esta aventura. Mas não te preocupes, há imensos sites de receitas saudáveis à espera de serem testadas por ti. O importante é praticares. Se for preciso troca um ou outro ingrediente, a cozinha vegetariana deve de ser acima de tudo flexível e criativa.


Resiste ao impulso dos hidratos de carbono: O problema geral dos iniciantes ao vegetarianismo. A tentação é grande de empanturrar o estômago de doces, bolachas, pão branco, para tentar apagar a vontade de comer um bom bife. Mas pensa que vai valer a pena. Guarda o teu estômago para coisas mais nutritivas e se for preciso leva sempre contigo um snack saudável no bolso ou na carteira. Frutos secos, fruta fresca, água serão os teus melhores aliados.


Foge da ideia de que um vegetariano come todos os dias, SOJA, TOFU, SEITAN: Este é um mito urbano dos grandes. Não deves acreditar nem praticar essa ideia. O vegetarianismo é muito mais do que pratos de soja, tofu ou seitan. Estes alimentos processados não serão benéficos para o teu corpo se os comeres todos os dias. No entanto poderão ser uma ajuda no inicio da tua mudança alimentar, mas sempre com muita moderação, opta por comer mais verduras, frutas e pratos leves e frescos.

Aprende a ler o teu corpo: No inicio será natural sentires saudade ou desejos de comer os velhos pratos. Fica atento aos sinais que o teu corpo te vai dando. Ele pode indicar-te necessidades de alguns nutrientes. Exemplo: Se estiveres com imensa vontade de comer queijo, quem sabe o teu corpo não te estará a pedir um pouco mais de sal, tenta descobrir um snack mais salgado para comer nessa hora. Ou então, apetece-te imenso um bife, troca o bife por brócolos que são ricos em ferro, e o teu corpo está a precisar é disso. Trocas saudáveis para dar ao teu corpo aquilo que ele realmente precisa.
Fonte: Purefood

Aos poucos tudo se consegue!
As mudanças não acontecem, nem devem acontecer, de um dia para o outro. Quando assim é, facilmente caem por terra...


Creme de coentros (sem batata)



Creme de coentros
     Ingredientes

     3 chuchus
     1 cebola média
     2 dentes de alho
     1 cenoura
     1 courgette
     1 molho de coentros
     1 fio de azeite
     1,5l. de água
     sal q.b.








Preparação

1. Descascar a cebola e partir em rodelas. Lavar todos os outros legumes e cortar em cubos.

2. Aquecer o azeite numa panela. Juntar a cebola e deixar refogar em lume médio. Assim que estiver translúcida, juntar o alho e os restantes legumes. Temperar com sal e juntar a água.

3. Deixar ferver em lume brando cerca de 20 minutos. Ao fim desse tempo, juntar os coentros, bem lavados e deixar ferver até que os legumes estejam cozidos. 

4. Passar pela varinha mágica e servir.

Fonte: Néstle




Alimentos ricos em serotonina



"Os alimentos que ajudam a elevar a a serotonina são principalmente alimentos como leite, acelga e amendoim porque são alimentos ricos em cálcio, magnésio e triptofano que são substâncias que ajudam na formação da serotonina.

Alguns alimentos ricos em cálcio, magnésio e triptofano são:
Cálcio - leite, queijo, iogurte, espinafre;
Magnésio - sementes de abóbora, amêndoa, tofu, acelga, feijão;
Triptofano - castanha-do-pará, nozes, abacaxi, abacate, banana, batata, beterraba, ervilhas. 

   Alimentos com mais serotonina
Alimentos com mais serotonina

Outra dica alimentar para ajudar a elevar a serotonina é comer todos os dias 1 quadradinho de chocolate meio-amargo após o almoço.

Estes alimentos devem ser consumidos durante o dia, para manter os níveis de serotonina sempre próximos do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente."
Fonte: Nutricionista Tatiana Zanin