O Colesterol e o Arroz Vermelho fermentado

"O colesterol é uma das causas de AVC e enfarte do miocárdio, responsáveis em 2009 por 31,9% das mortes anuais em Portugal. O tratamento usualmente prescrito, as estatinas, provocam graves efeitos secundários como rabdomiólise e têm toxicidade hepática e renal.
Os tratamentos prescritos pela Naturopatia, como o Arroz Vermelho fermentado, o Gugul ou o Alho, não só ajudam a reduzir o colesterol, como actuam na causa da sua formação a nível hepático (colesterol endógeno). Ao mesmo tempo, reduzem as placas de ateroma, inibição da função endotelial, o mecanismo inicial da sua formação.


ARROZ VERMELHO fermentado (Monascus purpureus)


É obtido a partir do Arroz, e fermentado com uma levedura vermelha, a Monascus purpureus. Tem sido utilizado desde há milénios na cozinha chinesa como alimento medicinal para promover a circulação do sangue.

Acção epigenética: o Arroz Vermelho fermentado inibe a expressão dos genes que promovem a formação de células adiposas (Life Sci. 2004).

Principais propriedades: Redução do colesterol total (em média -35mg/dl ao fim de 2 meses), colesterol LDL (-28mg/dl) e triglicéridos (-35mg/dl). Aumento do colesterol HDL (+6mg/dl), responsável pela redução das placas de ateroma (Chinese Medicine, 2006). Reduz a homocisteína, um factor preditivo independente do colesterol para doenças cardiovasculares, e a sua acção oxidativa sobre o endotélio.

Outras propriedades: Melhora a circulação e fluidifica o sangue, função na qual pode ser coadjuvado com a enzima natto-kinase e pelo alho, sempre com acompanhamento de um naturopata ou médico. Tem propriedades antimutagénicas e antioxidantes (J Clin Biochem Nutr. 2008), reduzindo o risco de cancro do cólon (J. Nutr Biochem. 2008).

Administração: Deverá ter um conteúdo de monacolina K entre os 0,5 e 3%. A dosagem pode ser elevada. Em adulto, nos estudos clínicos, foi de 1,2-2,4g/dia. No entanto, pode começar com a dose de 500mg por dia que já produz resultados positivos. Como alimentos nos países asiáticos esta dose atinge as 14 a 55g diárias."
BELES, João (2011) Naturopatia a Natureza Cura a Natureza. MAHATMA


Exemplo de tratamento: 2,4g/dia durante 15 dias. Medição do colesterol no 1º e 15º dias, com posterior redução da toma para 1,2g/dia.

Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), os suplementos de Arroz vermelho fermentado (Red Yeast Rice) devem conter um mínimo de 10mg de monacolina K, quantidade diária necessária para controlar/diminuir os níveis de colesterol. Além disso, alguns suplementos são ainda enriquecidos com Coenzima Q-10 e Niacina: 
  • coenzima Q-10 ajuda bastante a minimizar os efeitos negativos provocados pela toma de medicamentos para baixar o colesterol e inibe a síntese de colesterol endógeno (produzido pelo fígado). Isto porque, tal como acontece com as estatinas sintéticas, a produção de coenzima Q-10 é afectada. Assim, ao fortalecer o Red Yeast Rice com coenzima Q-10 estamos a evitar ter alguns possíveis efeitos secundários (sintomas neuro-musculares e neuro-degenerativos que muitas pessoas experimentam com "estatinas",  sentem melhorias rapidamente após iniciarem suplementação com Coenzima Q10).
  • Niacina tem revelado uma grade eficácia na melhoria das dislipidémias e na redução do risco de lesões aterogénicas e de doença coronária, pois contribui para o aumento dos valores do colesterol protector (HDL), na redução dos triglicéridos e na conversão das partículas de LDL do fenótipo B para o fenótipo A (partículas com um menor grau de aterogenicidade).