5 Razões que impedem a perda de peso

Muitas vezes pensamos, erradamente, que para perder peso é apenas necessário fazer exercício físico. Claro que o exercício é fundamental se o objectivo é queimar gordura, mas existem outros factores a ter em conta, nomeadamente:




1. Quantidade insuficiente de músculo 
Quanto mais músculo tivermos, mais calorias vamos queimar. Os tecidos musculares consomem calorias o dia todo, mesmo quando estamos parados, a ler ou a dormir. Logo não importa apenas o treino cardiovascular...vários estudos demonstram que a construção muscular é realmente melhor para a perda de peso.





2. Insuficiente ingestão de água
Os benefícios de beber bastante água são conhecidos.  A água ajuda na perda de peso, melhora os problemas da pele, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, entre muitos outros benefícios. O ideal é começar a substituir todas as bebidas por água e começar a beber cerca de 1,5 litros ao longo do dia, dependendo do organismo.  





3. Saltar refeições
Saltar uma refeição, à partida, seria uma maneira para economizar algumas calorias. Obviamente que reduzimos o número de calorias ingeridas, mas desaceleramos o metabolismo e deixamos o corpo em modo de fome. Como consequência, o organismo assimila tudo numa próxima refeição porque sente que precisa para sobreviver, uma vez que não sabe quando será a próxima ingestão de alimento, ou seja, acumula gordura, cria reservas. Refeições menores e regulares são o melhor método, pois mantêm o corpo "em marcha" ao longo do dia, ao contrário de parar e iniciar entre as grandes refeições menos frequentes.





4. Falta de sono
A falta de sono acarreta cansaço na pessoa, logo vamos fazer menos actividade física durante o dia, queimando menos calorias, reduzindo o metabolismo e consequente ganho de peso. A produção de hormonas, principalmente a do crescimento estará prejudicada. É ela que ajuda na formação da massa muscular magra. E quanto menor a massa muscular, menor a queima de gorduras.
Ocorre também uma diminuição da libertação do hormona Leptina que controla a saciedade, sem ela o corpo pede mais hidratos de carbono, ocorre também uma diminuição da hormona Insulina o que vai dificultar o metabolismo da glicose/açúcares e ocorre um aumento da produção da hormona Cortisol, o que propicia stress e mudanças de humor. Resumindo, o ideal é dormir no mínimo oito horas diárias com o objectivo de estimular o metabolismo, conservar a energia, manter o bom humor e comer menos.



5. Muito stress
Em situações de stress, o nosso organismo produz uma hormona chamada Cortisol, que piora a resistência à insulina e promove o armazenamento de gordura! Pode não haver nada que uma pessoa possa fazer para sair de uma situação de stress, mas lembre-se que somos nós que controlamos a nossa mente e encontrarmos formas de auto-controlo só nos ajuda a lidar com as situações.