Erros comuns nas dietas das mulheres


Aquilo que precisas de saber para ler este artigo:
  • Os planos e produtos ditos “saudáveis” levam ao engano muitas mulheres (e homens). É altura de controlarmos as nossas próprias dietas!
  • As mulheres precisam de treinar e comer adequadamente para suportar o crescimento muscular. O músculo e o metabolismo estão intimamente ligados.
  • Limitar ou eliminar hidratos de carbono e/ou o consumo de gordura pode condicionar, e muito, o caminho para atingirmos os nossos objectivos. Mulheres atléticas precisam de uma alimentação que contemple o equilíbrio entre estes nutrientes.


1. Adoptar um programa alimentar ou produtos que vêem na televisão

Para além de uma credibilidade muito duvidosa, este tipo de produtos são na sua grande maioria, ineficientes e não atingem os resultados que prometem: “Perca gordura rapidamente, 4 quilos por semana” – para isso acontecer, é preciso um plano ajustado a cada pessoa e que contemple uma alimentação equilibrada e saudável, aliada a sessões de treino que estejam alinhados com as necessidades da pessoa.



2. Consumirem falsos “alimentos saudáveis” 


Quando ouvimos que precisamos de consumir mais ferro, normalmente corremos aos hipermercados para comprarmos aqueles cereais ricos em ferro e muito saudáveis, sem nos apercebermos que estes produtos “light” ou “saudáveis”, estão cheios de açúcares.

A grande verdade é que a grande maioria dos produtos que são apresentados com estes adjectivos, não o são, sendo que é sempre preferível consumirmos produtos naturais e evitar ao máximo qualquer produto que seja processado.



3. Concentrarem-se exclusivamente na perda de gordura sem se alimentarem para a hipertrofia


Algumas mulheres parecem estar sempre “de dieta”. Mas normalmente são estas pessoas que têm mais dificuldade em atingir o seu ambicionado peso ou medida da cintura, por exemplo.

Grandes restrições alimentares resultam por norma numa perda de músculo, o metabolismo abranda e fica muito lento, isso leva a que se tenha que reduzir novamente o número de calorias e entramos num processo que nos afasta do objectivo.

O importante é, tirando os casos em que o excesso de peso está perigosamente perto do limite, adoptar um treino que inclua exercícios com cargas externas ao corpo (pesos livres), aliado a uma boa alimentação, realizando treinos que também incluam exercícios cardiorrespiratórios. A hipertrofia não implica um aumento desmedido do volume muscular, mas será com um treino que a promova que vamos aumentar o nosso metabolismo e dessa forma ajudar numa perda de gordura saudável e permanente.



4. Não consomem a Proteína que precisam



A maioria das pessoas, sejam mulheres ou homens, não consomem a Proteína que precisam para o seu gasto calórico diário, especialmente aqueles que treinam de forma regular.

A forma como nos alimentamos condiciona o ganho de massa muscular, bem como a perda de massa gorda, pelo que é essencial a qualquer um destes objectivos. A Proteína é um elemento fundamental que muitas vezes é negligenciado.

Calcula a tua necessidade de Proteína diária e controla o seu consumo ao longo do dia, com especial atenção ao pré e pós treino. As tuas necessidades estão associadas ao teu peso corporal e gasto calórico diário.



5. Atingir extremos no que concerne à limitação na ingestão de gordura


O dito popular “quem gordura ingere, gordura ganha” não existe mas muitas das pessoas parecem seguir esta lógica. A ingestão de gordura saudável é fulcral para uma melhor absorção da Proteína, pelo que deve estar sempre presente num plano de alimentação correcto. Óleo de coco é, por exemplo, uma excelente fonte de gordura saudável.



6. O mesmo erro, mas com os hidratos de carbono


“A partir das 15h00 não deves comer hidratos de carbono”..a questão que se coloca é: porquê?

O truque na nossa ingestão de hidratos de carbono, bem como qualquer outro macronutriente, está nas fontes que escolhemos incluir na nossa dieta. Os hidratos de carbono vão ser o nosso combustível, a nossa fonte de energia e precisamos de a consumir diariamente e várias vezes ao dia. Batata doce, arroz basmati ou aveia são excelentes fontes de hidratos de carbono e que deves procurar consumir.



Obviamente que os homens cometem muitos destes erros.

O importante é termos presente que a manutenção de uma massa muscular equilibrada, o treino regular e variado aliados a uma alimentação adaptada às necessidades de cada um de nós, é o caminho mais saudável, rápido e sustentável de nós atingirmos os nossos objectivos, quer seja a diminuição da massa gorda, o aumento da massa muscular ou a tonificação muscular.

Se tens dúvidas em qual o caminho que deves seguir, procura ajuda profissional e com formação reconhecida nas áreas da Educação Física, do Treino e/ou da Nutrição.

Fonte: Inshape