Calmantes Naturais para a ansiedade



Hoje em dia é comum muitas pessoas sofrerem de algum tipo de ansiedade ou stress. Tem vindo, por isso, a aumentar o número de pessoas que tomam medicação para a depressão ou simplesmente para conseguirem dormir. Com o stress do dia a dia, falta de tempo, gestão familiar, questões económicas, desafios profissionais, são muitas as razões que aumentam os níveis de ansiedade.

Para lidar de uma forma mais natural com a ansiedade é importante ter uma dieta alimentar equilibrada e ter bons aliados que actuam como calmantes naturais, tais como:


Camomila

Água aromatizada com camomila – Ação calmante é um dos principais <a href="http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/cha-de-camomila-ajuda-a-emagrecer-conheca-outros-beneficios">benefícios da camomila</a>, que ainda pode ajudar a emagrecer e diminuir a ansiedade. O preparo deve ser feito com a flor seca, que pode ser encontrada em mercados ou lojas especializadas. Coloque um punhado na água, deixe dormir e coe antes de consumir.:
A planta Matricaria Recutita, mais conhecida por Camomila, possui propriedades sedativas e calmantes. Ajuda em caso de insónia, proporcionando uma boa noite de sono, e é útil para reduzir a ansiedade e amenizar os sintomas causados pelo stress. A infusão desta planta é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insónia. A camomila contém também algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais tendo um efeito calmante especialmente em relação a dores de estômago e azia.






Valeriana

Valeriana officinalis, Lægebaldrian Lægebaldrian er en gammel klosterurt som har været anvendt og anvendes idag ved nervøsitet, angst, søvnbesvær. Den skal placeres solrigt eller i halvskygge. Planten bliver særdeles høj, og det kan være nødvendigt at binde den op. Blomsterne dufter helt fantastisk - en af de mest duftende planter.:
A raiz de Valeriana, Valeriana officinalis, possui uma ação sedativa reconhecida. Não provoca habituação ou sonolência durante o dia. É muito usada em situações de tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar uma vez que tem uma ação sedativa suave, útil para acalmar o sistema nervoso.









Passiflora

Edible Passion Flower 5 Seeds - Passiflora edulis: A Passiflora, ou flor do maracujá, é uma planta tropical com propriedades sedativas e efeitos benéficos nos problemas de sono. Além de ajudar a ter um sono de maior qualidade, a Passiflora é também uma ajuda a suprimir a ansiedade e o nervosismo acumulados devido à vida stressante que frequentemente levamos.










Erva Cidreira

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma herbácea da família da menta, da hortelã e do boldo, e é nativa da Europa.: A conhecida planta Erva Cidreira, ou também chamada de Melissa, tem um efeito sedativo. Algumas das principais indicações fitoterapêuticas desta planta são o nervosismo, insónias, palpitações nervosas pelo que, muitas vezes, o extrato desta planta é também associado a outros fármacos com ação tranquilizante.












Ómega 3

Atlantic salmon is fatty and high in omega-3s, which is exactly the type of fish…: Vários estudos internacionais demonstraram que existem propriedades calmantes no ómega 3. Este ácido gordo parece ser responsável pelo aumento dos níveis de serotonina, hormona que proporciona uma sensação de bem-estar e diminui a produção de hormonas relacionadas com o stress como o cortisol e a adrenalina. Podemos encontrar ómega 3 nos peixes gordos, como o atum, salmão ou cavala, e nos frutos secos como as nozes.






Triptofano

The Health Benefits of Eating Raw Eggs - agelessimpact: O triptofano, um aminoácido essencial, é precursor da serotonina, substância sedativa e calmante que diminui a hiperatividade. A deficiência deste aminoácido pode causar baixos níveis de serotonina e assim favorecer a insónia, depressão, ansiedade, impulsividade, irritabilidade, incapacidade de concentração. Podemos encontrar triptofano em alimentos como o ovo, as nozes, sementes, peixe, carne, laticínios e leguminosas.







Exercício Físico

All you need is a pair of dumbbells for this ab firming workout. Get your core in top shape and whittle away at your waist with planks, squats and sit-ups; all with the extra challenge of weights!:
A prática regular de exercício físico pode ajudar a tratar depressões e esgotamentos nervosos. A libertação de endorfinas, o aumento da autoestima e a sensação de bem-estar é benéfica para a saúde em geral e particularmente importante em casos de stress e ansiedade. O desporto tem um efeito relaxante, reduz a ansiedade e a tensão acumulada do dia a dia e tem benefícios nos distúrbios do sono.














Os sinais de ansiedade podem ser diversos e, tanto o stress como a ansiedade, são males comuns nos dias de hoje. Devemos contrariar esses sinais tendo uma dieta alimentar equilibrada, ter uma boa rotina de exercício físico, dormir bem e, se necessário, recorrer a calmantes naturais para ter um dia a dia o mais tranquilo possível sem recorrer a químicos.
Fonte: Lara Pereira_Nutricionista