Queres ser Vegetariano? Mas... como começar?


Descobre a tua motivação: Queres tornar-te vegetariano/vegano porque está na moda? Porque o verão está à porta e queres perder uns quilos? Porque és defensor dos direitos dos animais? Porque te preocupas com o ambiente? Porque os teus amigos são vegetarianos? Porque simplesmente queres uma alimentação o mais saudável possível? Poderia continuar por aqui fora, as razões nunca iriam acabar. O importante é que questiones a razão pela qual te queres tornar vegetariano. O vegetarianismo poderá tornar-se para ti num estilo de vida. Portanto antes de entrares de cabeça, pesquisa, medita e quando estiveres certo sobre a tua motivação avança!


Uma mudança é sempre mais fácil quando partilhada: Acaba tudo por ser bem mais fácil. Não tens a oportunidade de ter um amigo/a que te acompanhe? Podes sempre partilhar com os outros esta tua mudança, via blog/facebook/instagram/etc. É importante teres o feedback de alguém e a ajuda de outras pessoas. Assim quando der vontade de desistir, sempre terás um empurrãozinho do outro lado. Partilha a tua mudança com os teus amigos, ou convida alguém a te acompanhar na tua nova dieta.


Tempo: Sem dúvida que o tempo é fundamental em duas vertentes. Ter tempo para preparar menus semanais equilibrados e saudáveis. E ainda mais importante, dares tempo a ti próprio para te adaptares a este novo regime. Possivelmente não vais cozinhar pratos suculentos logo à primeira, quem sabe o teu paladar vai estranhar os sabores mais naturais. Dá tempo ao tempo. O tempo será o teu melhor amigo. Os períodos de adaptação também são necessários.


Receitas: Outro desafio será preparar os menus semanais e ter receitas práticas, fáceis e rápidas para iniciares esta aventura. Mas não te preocupes, há imensos sites de receitas saudáveis à espera de serem testadas por ti. O importante é praticares. Se for preciso troca um ou outro ingrediente, a cozinha vegetariana deve de ser acima de tudo flexível e criativa.


Resiste ao impulso dos hidratos de carbono: O problema geral dos iniciantes ao vegetarianismo. A tentação é grande de empanturrar o estômago de doces, bolachas, pão branco, para tentar apagar a vontade de comer um bom bife. Mas pensa que vai valer a pena. Guarda o teu estômago para coisas mais nutritivas e se for preciso leva sempre contigo um snack saudável no bolso ou na carteira. Frutos secos, fruta fresca, água serão os teus melhores aliados.


Foge da ideia de que um vegetariano come todos os dias, SOJA, TOFU, SEITAN: Este é um mito urbano dos grandes. Não deves acreditar nem praticar essa ideia. O vegetarianismo é muito mais do que pratos de soja, tofu ou seitan. Estes alimentos processados não serão benéficos para o teu corpo se os comeres todos os dias. No entanto poderão ser uma ajuda no inicio da tua mudança alimentar, mas sempre com muita moderação, opta por comer mais verduras, frutas e pratos leves e frescos.

Aprende a ler o teu corpo: No inicio será natural sentires saudade ou desejos de comer os velhos pratos. Fica atento aos sinais que o teu corpo te vai dando. Ele pode indicar-te necessidades de alguns nutrientes. Exemplo: Se estiveres com imensa vontade de comer queijo, quem sabe o teu corpo não te estará a pedir um pouco mais de sal, tenta descobrir um snack mais salgado para comer nessa hora. Ou então, apetece-te imenso um bife, troca o bife por brócolos que são ricos em ferro, e o teu corpo está a precisar é disso. Trocas saudáveis para dar ao teu corpo aquilo que ele realmente precisa.
Fonte: Purefood

Aos poucos tudo se consegue!
As mudanças não acontecem, nem devem acontecer, de um dia para o outro. Quando assim é, facilmente caem por terra...