Naturopatia


A Naturopatia é uma filosofia de tratamento único cujo pilar fundamental assenta no cumprimento do compromisso estabelecido entre paciente e terapeuta na adopção de uma alteração positiva do seu modo de vida com impacto nos seus hábitos mentais, sociais, familiares, espirituais e alimentares. 
Em bom rigor, o Naturopata SENTE que todos os SERES são energia [e matéria] e como tal têm intrinsecamente a capacidade de se regenerarem. O terapeuta é apenas um veículo, um instrumento para que o paciente inicie o seu próprio processo de AUTOCURA. Para tal ser exequível vai trabalhar em parceria com o seu paciente no sentido de equilibrar o SER no seu ambiente físico, mental, emocional e espiritual.
A Naturopatia deve ser integrativa e, por conseguinte, respeitar todos os tratamentos convencionais passados, presentes e futuros, aliando a ciência exacta às mais variadas técnicas naturais [algumas milenares] como, por exemplo:
  • Fitoterapia [incluindo a Aromaterapia]
  • Homeopatia
  • Psiconeuroimunologia [incluindo Florais de Bach]
  • Terapias energéticas (Reiki, Shiatsu, Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa, entre outras)
  • Terapias manuais e de relaxamento
  • Terapia Nutricional
Centrando-nos mais concretamente neste último, na mudança positiva dos hábitos alimentares, podemos assegurar indubitavelmente que melhorar a nossa alimentação não implica necessariamente romper as amarras com o nosso saber, com os nossos sabores, mas, em alternativa, confeccionar pratos deliciosos com um enfoque particular na selecção dos vegetais, da carne e do peixe mais apropriados à alimentação humana, na conjugação de nutrientes e sabores e na transformação acertada dos alimentos. Assim, melhoramos a digestão, optimizamos a assimilação e potenciamos a performance do corpo humano. Tudo sem abrir mão duma gastronomia rica e saborosa.

Num mundo em que os MACROnutrientes estão assegurados (e por demasiadas vezes em excesso) temos que concentrar os nossos esforços em incorporar os MICROnutrientes na nossa dieta, pois é aí que reside a proximidade à verdadeira NATUREZA.
Fonte: Ricardo Novais terapias naturais e complementares