Congelar e Descongelar alimentos


Congelação
Como é que a congelação conserva os alimentos e preserva a sua segurança?
A congelação retarda a deterioração dos alimentos e estende a sua segurança e validade, através do impedimento do desenvolvimento de microrganismos e do abrandamento da actividade enzimática, que pode causar a deterioração dos alimentos. Dado que a água dos alimentos é convertida em cristais de gelo, através do método de congelamento, esta torna-se indisponível para ao desenvolvimento dos microrganismos que dela necessitam para o seu crescimento.

Qual o efeito da congelação sobre o valor nutricional dos alimentos?
A congelação apresenta um impacto mínimo sobre o valor nutricional dos alimentos. Praticamente não se verificam perdas ao nível de vitaminas e minerais no caso das carnes, aves e peixes congelados, uma vez que a congelação não afecta o seu conteúdo em proteínas, vitaminas A e D, assim como em minerais. Durante o processo de descongelação, verifica-se uma perda de fluidos que contém vitaminas e minerais hidrossolúveis, é um processo normal e não é necessário excluir esses líquidos.

Quanto tempo podemos manter os alimentos no congelador?
Os alimentos podem permanecer entre 3 a 12 meses num congelador doméstico, sem que existam perdas na sua qualidade. A duração da congelação depende dos alimentos em questão.



Descongelação
Como descongelar?
No frigorífico: É a maneira mais correta de descongelar os alimentos, mas para que funcione perfeitamente precisa de planeamento, pois são necessárias pelo menos 8 horas para uma descongelação completa, a uma temperatura constante entre 1 e 4º com circulação de ar entre os alimentos (o frigorífico não deve estar completamente cheio.)

No Microondas: Descongelar a 50% da potência do aparelho, é sem dúvida o método ideal e o mais rápido, mas assim que descongelar os alimentos estes devem ser consumidos imediatamente, para que não proliferem bactérias indesejadas.

Fonte: Marmitando