Castanhas - Quais os seus benefícios?



Por não conter glúten, esta oleaginosa atende ao grupo dos portadores de doença celíaca, já que a farinha da castanha é uma alternativa saudável em substituição do trigo e de outros farináceos que possuem glúten.

É um alimento saudável por ser uma boa fonte de nutrientes essenciais, fonte de energia, proteínas que apresentam bom perfil de aminoácidos, fibras, vitaminas, minerais e baixo conteúdo de gordura, mas é importante lembrar que o consumo deve ser moderado:


Hidratos de Carbono
O hidrato de carbono presente na castanha é composto por dois tipos de amido, a amilose e a amilopectina. O primeiro é responsável por fornecer energia e o outro por efeitos positivos sobre as funções do intestino.

Proteínas
São de alto valor biológico por possuírem aminoácidos essenciais,ou seja, aminoácidos que não são produzidos pelo organismo e que por isso precisam de ser obtidos através da alimentação.

Lípidos
Trata-se de um alimento com baixo teor de gordura e, consequentemente, hipocalórico. Possui ácidos gordos insaturados, com níveis significativos de monoinsaturados e polinsaturados.

Fibra
A castanha possui quantidades significativas de fibra, no organismo é responsável pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático, eleva o volume do bolo fecal, reduz o tempo de trânsito no intestino grosso e torna a eliminação fecal mais fácil e rápida.

Vitaminas
As vitaminas que podemos destacar são a E e a C, a primeira age no organismo como agente antioxidante, combatendo os radicais livres e o retardando o envelhecimento; a segunda é importante na defesa do organismo contra infecções e é fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos.

Minerais
As castanhas têm um conteúdo mineral importante, que desempenha funções essenciais no organismo humano, apresenta uma quantidade significativa de ferro, actua principalmente na síntese (fabrico) dos glóbulos vermelhos do sangue e no transporte do oxigénio para todas as células do corpo.


Então, porque devemos consumir castanhas?
Por proporcionar diversos benefícios à saúde, é interessante incluir o consumo da castanha portuguesa na alimentação, já que esta oleaginosa combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e ainda possui aminoácidos essenciais, lípidos de boa qualidade e quantidades significativas de fibra e minerais, com destaque para o ferro.